Segundo Idália Sá-Chaves (2000), portefólio trata-se de um conjunto de trabalhos que, através de estratégias de investigação-acção, procuram evidenciar a natureza reflexiva, colaborativa e interpessoal dos processos de construção de conhecimento,… Ao estimular os níveis de reflexão e de consciencialização desses mesmos participantes e ao potenciar a possibilidade de diversificação, aprofundamento e aferição de perspectivas, esta estratégia não apenas contribui para a estruturação intra-pessoal do conhecimento como facilita, se desenvolvida ao longo de um período de tempo, a compreensão dos processos que traduzem o seu fluir. De igual modo, através do uso de portefólios, podem-se tornar reconhecíveis, quer a natureza, quer a importância de que se revestem as relações interpessoais desenvolvidas naqueles processos.
De facto a construção de eportefólios tem hoje grande importância na formação académica e profissional ao longo da vida dos aprendizes. As aplicações informáticas vocacionadas para a gestão de eportefólios, são ferramentas que os professores podem colocar em prática com os seus alunos, “treinado-os” para a construção, a reflexão e a avaliação sistemática do eportefólio pessoal – de utilidade na avaliação contínua do processo educativo do aluno e da auto-avaliação do próprio professor.
Os eportefólios permitem criar hábitos reflexivos sobre o que fazemos e a possibilidade de obtermos contributos de outrem essenciais para a melhoria do nosso trabalho, um eportefólio nunca está terminado, não é uma mera construção do dia a dia, pode ser constantemente reconstruído. O aprendiz constata os seus erros, reflecte e em seguida rectifica-os de forma a promover a sua evolução, permite uma aprendizagem centrada no aprendiz e controlada pelo próprio aprendiz.
O aprendente vive, percebe, constrói e reconstrói a sua própria aprendizagem. Sendo assim, o eportefólio representa uma oportunidade para melhorar a qualidade do processo de aprendizagem gerida e liderada pelo próprio aprendiz.
Etiquetas: eportefólio, portefólio, portefólio digital
Janeiro 26, 2008 às 12:43 pm |
Estou com dificuldade em iniciar o meu portefólio, agradeço se me puderem dar algumas dicas ou exemplos, principalmento como começar.
obr
Ana Raquel Barbosa
Janeiro 27, 2008 às 10:08 am |
Olá Ana!
Para começar um portefólio, na minha opinião, deve ver alguns eportefólios que estão disponíveis para idealizar a estrutura do seu e optar onde o vai realizar. Caso se decida pelo wordpress, tem na página principal o item wordpress.com na barra à direita. Como poderá constatar está na home page da wordpress (www.wordpress.com), onde pode fazer o seu registo (Sign Up Now) e aí procederá às configurações do seu blog. Depois é só aceder à sua área de trabalho e começar a colocar os seus trabalhos, reflexões, …
Estes trabalhos podem ser de qualquer formato, texto, fotos, vídeos, etc.
A qualquer momento pode alterar as configurações do seu eportefólio (formato, por exemplo) e fazer ou editar as suas entradas no eportefólio.
Não sei se ajudei, espero que sim, caso contrário disponha.
Um bom trabalho.
Fátima
Setembro 19, 2008 às 8:44 pm |
Na minha instituição onde estou inserido no meu processo de RVCC, basicamente rejeitaram o meu e-portefolio com o argumento de que o juri não vai saber “lidar” com a coisa…
Coloquei um outro comentário sobre este memo tema num outro artigo e a pedir alguma ajuda possível. 🙂
Aos restantes candidatos a e-portefolio, aviso já, não se metam nisso, estarão a meter todos (a si próprio, aos formadores e ao juri) em areias movediças…
Setembro 20, 2008 às 5:17 pm |
Custa a acreditar que num processo de RVCC não tenham visto e aceite a utilização do eportefólio.
Aconselho-o a insistir, pois é uma forma mais que viável para fazer a apresentação das suas competências.