ePortefólio

Segundo Idália Sá-Chaves (2000), portefólio trata-se de um conjunto de trabalhos que, através de estratégias de investigação-acção, procuram evidenciar a natureza reflexiva, colaborativa e interpessoal dos processos de construção de conhecimento,… Ao estimular os níveis de reflexão e de consciencialização desses mesmos participantes e ao potenciar a possibilidade de diversificação, aprofundamento e aferição de perspectivas, esta estratégia não apenas contribui para a estruturação intra-pessoal do conhecimento como facilita, se desenvolvida ao longo de um período de tempo, a compreensão dos processos que traduzem o seu fluir. De igual modo, através do uso de portefólios, podem-se tornar reconhecíveis, quer a natureza, quer a importância de que se revestem as relações interpessoais desenvolvidas naqueles processos.

De facto a construção de eportefólios tem hoje grande importância na formação académica e profissional ao longo da vida dos aprendizes. As aplicações informáticas vocacionadas para a gestão de eportefólios, são ferramentas que os professores podem colocar em prática com os seus alunos, “treinado-os” para a construção, a reflexão e a avaliação sistemática do eportefólio pessoal – de utilidade na avaliação contínua do processo educativo do aluno e da auto-avaliação do próprio professor.

Os eportefólios permitem criar hábitos reflexivos sobre o que fazemos e a possibilidade de obtermos contributos de outrem essenciais para a melhoria do nosso trabalho, um eportefólio nunca está terminado, não é uma mera construção do dia a dia, pode ser constantemente reconstruído. O aprendiz constata os seus erros, reflecte e em seguida rectifica-os de forma a promover a sua evolução, permite uma aprendizagem centrada no aprendiz e controlada pelo próprio aprendiz.

O aprendente vive, percebe, constrói e reconstrói a sua própria aprendizagem. Sendo assim, o eportefólio representa uma oportunidade para melhorar a qualidade do processo de aprendizagem gerida e liderada pelo próprio aprendiz.

Etiquetas: , ,

4 Respostas to “ePortefólio”

  1. Ana Barbosa Says:

    Estou com dificuldade em iniciar o meu portefólio, agradeço se me puderem dar algumas dicas ou exemplos, principalmento como começar.
    obr
    Ana Raquel Barbosa

  2. Fátima Says:

    Olá Ana!

    Para começar um portefólio, na minha opinião, deve ver alguns eportefólios que estão disponíveis para idealizar a estrutura do seu e optar onde o vai realizar. Caso se decida pelo wordpress, tem na página principal o item wordpress.com na barra à direita. Como poderá constatar está na home page da wordpress (www.wordpress.com), onde pode fazer o seu registo (Sign Up Now) e aí procederá às configurações do seu blog. Depois é só aceder à sua área de trabalho e começar a colocar os seus trabalhos, reflexões, …

    Estes trabalhos podem ser de qualquer formato, texto, fotos, vídeos, etc.
    A qualquer momento pode alterar as configurações do seu eportefólio (formato, por exemplo) e fazer ou editar as suas entradas no eportefólio.

    Não sei se ajudei, espero que sim, caso contrário disponha.

    Um bom trabalho.
    Fátima

  3. shamaho Says:

    Na minha instituição onde estou inserido no meu processo de RVCC, basicamente rejeitaram o meu e-portefolio com o argumento de que o juri não vai saber “lidar” com a coisa…

    Coloquei um outro comentário sobre este memo tema num outro artigo e a pedir alguma ajuda possível. 🙂

    Aos restantes candidatos a e-portefolio, aviso já, não se metam nisso, estarão a meter todos (a si próprio, aos formadores e ao juri) em areias movediças…

  4. fatimamoreira Says:

    Custa a acreditar que num processo de RVCC não tenham visto e aceite a utilização do eportefólio.

    Aconselho-o a insistir, pois é uma forma mais que viável para fazer a apresentação das suas competências.

Deixe um comentário